Hospedagem de sites

Desde que perdeu a liderança para a Fiat, em 2001, a VW vem traçado novos planos para recuperar o terreno perdido. A primeira medida para isso foi o VW Fox, que chegou ao mercado em outubro de 2003. Inicialmente desenvolvido para substituir o Gol, acabou por chegar como um complemento à linha da marca.E o sucesso foi absoluto: hoje o modelo mantém uma confortável posição no ranking de vendas, com a liderança no segmento que ocupa, onde compete com Fiat Palio (Elx/1.8R), Ford Fiesta, Chevrolet Corsa, Renault Sandero e Peugeot 207.

Mas o jogo mudou dentro de casa: o Gol, queridinho do país, e que representa uma marca mais forte que a própria VW se tornou contemporâneo aos concorrentes nas qualidades: ganhou design, espaço, sofisticação e conforto. Em alguns desses quesitos, como desenho, acabamento e desempenho chega a ser superior ao irmão mais velho, o Fox.

Com isso, não restará outra alternativa para a VW: o Fox vai mudar, e é para melhor. O compacto seguirá usando a mesma plataforma que o atual, mas ganhará refinamento: interior mais bem acabado, visual repaginado e possíveis melhorias mecânicas.

Na parte externa, o compacto deverá ganhar uma nova frente, com faróis e grades que remetem diretamente aos últimos lançamentos da VW. Na traseira, são esperadas novas lanternas, tampas e pára-choques. Pequenas mudanças, mas que darão vida ao pequeno que irá comemorar cinco anos de mercado, em outubro deste ano.

É para o interior que a VW reserva as maiores melhorias: espera-se novo painel, com desenho mais refinado e melhores acabamentos, como o Gol, que conta com comandos dignos dos carros mais sofisticados da marca. O mirrado painel de instrumentos do atual deverá dar lugar a mostradores com desenho mais tradicional, com conta-giros e velocímetro em círculos distintos. A medida garantirá melhor leitura e foi apresentada pela primeira vez no SpaceCross, conceito mostrado no último Salão do Automóvel. As portas devem ganhar revestimentos em tecido nas versões superiores.

Na parte mecânica, especula-se que a VW possa adotar o motor 1.4, hoje usado na Kombi, no compacto. Ainda que traga grande vantagem para o consumidor, a substituição do motor acarretaria num diferente enquadramento tributário do modelo, igual ao do atual 1.6. Além disso, o motor 1.4l tem o mesmo custo de produção que o 1.6l, sendo adotado atualmente na Kombi para evitar investimentos que um motor 1.6l de potência superior exigiria. Ainda não se tem nada definido a respeito, mas é provável que a VW siga optando pelo motor 1.0l para a versão de entrada do Fox.

A novidade deve chegar ao mercado no início do próximo ano, fazendo com que os holofotes da marca se voltem para ele, depois do recente sucesso do novo Gol.

Texto: Guilherme Lopes
Rendering: Ricardo Antônio da Silva Laurentino
Fonte: AutoDiario

Categoria: Volkswagen Vw

Esta noticia possui 3 comentarios

  • ¬ Sergio
    #93 July 16th, 2008 em 13:23

    Não gostei desse novo modelo não, pra mim o Fox já é compacto no modelo que temos hoje na Volks.

    Para nao ser prescipitado, vou esperar o lançamento desse para ver como que vai ficar né?

  • ¬ Volkswagen Passat CC | Auto News Brasil - Notícias Automotivas.
    #215 November 11th, 2008 em 16:42

    [...] Mudanças no Volkswagen Fox [...]

  • ¬ Etizion
    #252 December 7th, 2008 em 15:55

    Ainda que o Fox fosse um “compacto” das minivans , seu design agradou, é um dos mais vendidos (até quando?). Ah! a bendita concorrência…! a volkwagen deve ter aprendido que o adágio popular: “não se mexe em time que está ganhando”, não se aplica à indústria AUTOMOTIVA! Por isso aguardaremos as necessárias mudanças no Fox.

Qual sua opiniao?

Nome (*)

E-mail (*)

Mensagem